top of page
Buscar

QUALIDADE E INFRAESTRUTURA HOSPITALAR: MELHORANDO A SEGURANÇA DO PACIENTE E A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS.

  • Foto do escritor: Cristina Alves Bernardes
    Cristina Alves Bernardes
  • 18 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2024

Cristina Alves Bernardes é enfermeira, doutoranda e mestre pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua como Gerente de Qualidade do Hospital Santa Helena, em Goiânia.


 

Qualidade dos cuidados de saúde é um conceito dinâmico, que exige aperfeiçoamento contínuo, à medida que os sistemas de saúde e as necessidades da população evoluam. A melhoria na incorporação da infraestrutura hospitalar pode ser vista como parte desta evolução, como um conceito vital para promover e proteger a saúde.


A excelência na prestação de cuidados de saúde não depende apenas do conhecimento e da expertise dos profissionais, mas, também, das condições estruturais e tecnológicas disponíveis nas organizações. Nesse sentido, sendo a segurança dos pacientes a principal preocupação de qualquer instituição, a infraestrutura hospitalar desempenha papel crucial nos resultados e, caso não esteja adequada, pode resultar em erros assistenciais, infecções hospitalares, eventos adversos e outras complicações que colocam em risco a saúde dos pacientes.


Além disso, um serviço de saúde que disponha de infraestrutura planejada e equipada, contribui para a agilidade no atendimento, reduzindo o tempo de espera e permitindo tratamento mais eficaz e eficiente. Isso é especialmente importante em situações de emergência, onde cada minuto conta e a falta de infraestrutura pode custar vidas.


Pesquisas junto aos pacientes são realizadas regularmente em muitos países, a fim de recolher suas perspectivas sobre a qualidade e segurança dos sistemas de saúde e informar abordagens para melhorias. Há fortes evidências do quanto uma infraestrutura hospitalar adequada influência na satisfação dos pacientes e seus familiares, ao proporcionar ambiente mais confortável e acolhedor, contribuindo para uma experiência mais positiva durante a internação.


Como alinhamos as ações em segurança e infraestrutura hospitalar? Primeiro, reconhecendo estas interligações; depois, defendendo a incorporação daqueles que lideram iniciativas de qualidade, em todo o sistema de saúde, à infraestrutura das organizações, fazendo disso pré-requisito, um objetivo e resultado de qualidade.


Em suma, qualidade e infraestrutura hospitalar têm raízes e resultados conjuntos. Em última análise, o objetivo dos cuidados com a qualidade é melhorar a saúde da população; no entanto, se os sistemas de saúde não conseguirem abordar suas instalações simultaneamente sobre esses dois aspectos, isso limitará as melhorias para as comunidades que servem. Estas relações cíclicas demonstram os impactos que se reforçam mutuamente: não deveríamos pensar numa sem à outra.

 

Referências:

Ferreira DC, Vieira I, Pedro MI, Caldas P, Varela M. Patient Satisfaction with Healthcare Services and the Techniques Used for its Assessment: A Systematic Literature Review and a Bibliometric Analysis. Healthcare. 2023; 11(5):639. https://doi.org/10.3390/healthcare11050639

 

Anderson, N.N., Dong, K., Baker, G.R. et al. Impacts of patient and family engagement in hospital planning and improvement: qualitative interviews with patient/family advisors and hospital staff. BMC Health Serv Res 22, 360 (2022). https://doi.org/10.1186/s12913-022-07747-3

 
 
 

Comentários


bottom of page